Um dos receios da minha amiga L. é a hora do banho. A bebé C. nascerá em breve e a L. está apavorada com a hora do banho, como fará, como conseguirá dar banho a uma bebé tão pequenina e frágil . E se estiver sozinha?!?!?!
Bom, eu também tive essas dúvidas e realmente o banho aterroriza qualquer uma de nós, mamãs! O bebé pode escorregar, como podemos agarrá-lo sem o magoar, sem o deixar cair, enfim, entre muitas outras situações que podem acontecer. A melhor coisa que me aconteceu foi frequentar o curso de preparação para o parto. A enfermeira explicou como deveriamos segurar o bebé: basta colocar o nosso braço por trás do pescoço do bebé e colocar a nossa mão por baixo do braço, junto à axila, fazendo um círculo com o polegar e o indicador (e restantes dedos) que fecha junto ao ombro. O bebé fica seguro e não sai do nosso controlo. Para vira-lo, temos sempre de colocar a mão no torax e rodá-lo. Sem dúvida que, quando é exemplificado numa sessão de preparação para o parto, é muito mais fácil visualizar e compreender. Se não puderem fazer um curso de preparação para o parto (há a nível privado, mas há também em muitos centro de saúde) por variadíssimas razões, podem sempre perguntar à enfermeira de família que têm atribuída no centro de saúde, provavelmente ela poderá ajudar-vos neste passo.
Deixo uma dica que me ajudou bastante no banho, enquanto o meu filho não se equilibrava:
Como tinha de lhe dar banho sozinha, colocava o gel de banho num recipiente igual ao que normalmente usamos para colocar o sabonete líquido na casa de banho. Assim, podia carregar de deitar na mão a quantidade que pretendia, enquanto a outra mão estava sempre a segurar o bebé!
* imagem de shoptime.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário