sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O desenvolvimento do movimento nos bebés - por Marta Lopes

A dança e a música fazem parte do universo de um bebé / criança praticamente desde que nasce. Qualquer mamã recorre a uma melodia de embalar para ajudar o seu bebé a dormir um soninho relaxado e descansado. Consoante o bebé cresce, ganha autonomia e novos movimentos: a "dança" entra na vida dele e conquista-o (e a nós também!!!). Por isso, surgiu a ideia de escrever sobre este tema: os movimentos e a dança em bebés / crianças. Para tal, pedi a colaboração da Marta Lopes que, além de ser minha priminha, é bailarina, praticando balet desde criança. O post que ela escreveu aborda a importância dos movimentos nos bebés mais pequeninos, que já demonstram algum equilíbrio e que já associam a música a movimentos, à sua "dança".
Obrigada Martinha! Esperamos que gostem...



Tal como o desenvolvimento da fala, da mente e de outros tipos, o desenvolvimento do movimento também se torna muito importante! E engane-se quem entende por desenvolvimento do movimento apenas o andar; exercitar todo o corpo do seu bebé, com diferentes tipos de movimentos, envolvendo tronco, braços, pernas, entre outros, ajuda até na melhoria da sua postura futuramente. Assim, se o seu bebé já tem agilidade e algum equilíbrio, as dicas que se seguem podem ajudar a desenvolver o movimento do seu pequerrucho numa fase, reforço, em que já demonstra alguma desenvoltura no que diz respeito a andar ou gatinhar:

1   a) Ao invés de dar para as mãos do seu bebé o brinquedo que ele quer, eduque-o e estimule-o para que o mesmo consiga obtê-lo sozinho, ficará surpreendida com as capacidades do seu pequeno grande tesouro;

2   b) Conjugar os movimentos com música garante ao seu bebé uma maior capacidade rítmica e pode desenvolver em alguns casos até uma aptidão para algo posterior, a dança por exemplo;

3   c) Quando está a dar banho ao seu pequenote, pode colocar uma música (correspondente com o que pensa ser o estado de espirito do seu bebé no momento) e “dançar” com ele. Se o seu bebé já se mantiver razoavelmente bem de pé, deixe-o dar os seus “passinhos de dança” e tente encaminhá-lo no ritmo da música.

Espero que todas as mamãs sejam presenteadas com mudanças positivas no desenvolvimento dos seus “mais-que-tudo” e, acima de tudo, que disfrutem e se divirtam com estas novas dicas! Todas as mamãs e papás têm o direito de belos momentos de divertimento e prazer com a sua família a partir do momento que a constituem, sem esses momentos a palavra família não teria sentido!


 *Imagem: internet

Sem comentários:

Enviar um comentário