sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Evitar varizes

Mamãs, um dos meus maiores receios quando estava grávida era ficar com as pernas cheias de varizes. Na minha família é genético, todas as mulheres têm e eu também tenho derrames e uma ou outra veia mais marcada, embora não estejam salientes. Confesso que fiquei preocupada com este fato e tentei prevenir-me para influenciar o menos possível o aparecimento das varizes indesejadas. Claro que, mais tarde ou mais cedo, elas vão despontar, mas que seja mais tarde!!! Por isso, tentei (e consegui, com sorte) engravidar durante a primavera / verão, para poder passar a fase final da gravidez no outono / inverno. Como se sabe, com o calor, os poblemas vasculares agravam-se. Além disto, durante toda a gravidez usei meias de descanso, o que contribuiu eficazmente para manter as pernas mais relaxadas e a circulação sanguínea mais ativa. É verdade que usava sapatos / botas sem salto ou com pouco salto e grosso, para estar estável e não forçar as pernas, mas, de vez enquando, também punha um salto alto para uma ocasião mais especial ou quando a indumentária o exigia!!!
Se é certo que nem todas conseguimos engravidar quando queremos, pelos mais diversos motivos, também é certo que podemos fazer tudo o resto para prevenir ou atenuar o aparecimento destas queridinhas indesejáveis. Comigo valeu a pena andar com as pernas apertadinhas todos os dias e elevá-las sempre que estava a descansar. Experimentem, pode ser que também tenham bons resultados!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Decorar um quarto de bebé

Decorar um quarto para a chegada de um bebé traz sempre momentos de grande emoção e encanto! Traz-nos tranquilidade e somo capazes de ficar perdidas em momentos mágicos que nos permitem imaginar o futuro, o bebé, as brincadeiras que ele ali fará, o conforto que irá sentir, enfim, um sem número de sensações maravilhosas. No site da Constance Zahn (www.constancezahn.com) encontramos alguns exemplos maravilhosos de decoração de quartos de bebé!!! Vale a pena uma visitinha. Inspirem-se com esta seleção!!!
 
Quartos:
 


 
Pormenores decorativos:
 



 
* Todas as imagens e muitas mais estão diponíveis no site constancezahn.com

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Suspensórios

 Conforme o meu filhote vai crescendo, vai ficando mais difícil encontrar jardineiras para lhe vestir. O Gu é bastante estreito e a roupa para a idade dele fica sempre muito larga na cinta, embora esteja ajustada em termos de comprimento. Por isso, optei sempre por lhe comprar jardineiras, porque as calças normais ficam-lhe mesmo muito largas. Quando não tenho alternativa, recorro aos meus fiéis amigos para manter as calças no sítio: os suspensórios! Sem dúvida que são uma ótima alternativa aos cintos e dão um toque clássico que tanto aprecio. Uso-os muito com calções, também. Tanto de verão como de inverno, com camisas ou com polos, fica sempre muito fofo!!!

Nas coleções de criança é comum ver-se modelos de calções ou de calças que já vêm acompanhados com os próprios suspensórios. Aqui ficam alguns exemplos.


Bermuda Neck and neck


Bermuda Neck and neck
Calça Zara
Jardineira Neck and neck
Suspensorios H&M




domingo, 14 de outubro de 2012

Chupeta: usar ou não usar?

Quando estava grávida do Gu, procurei saber as vantagens e desvantagens do uso da chupeta pelo bebé. As desvantagens são bastantes, mas, como tudo tem um lado bom e um lado mau, também existem várias vantagens. No site família.sapo.pt encontra-se um artigo bem interessante que é de leitura aconselhável para quem está prestes a ser mamã (ou papá).
Pela experiência que tive com o Gu, posso dizer que a chupeta foi uma grande companheira. O meu bebé não era muito tranquilo, quer de noite, quer de dia, pelo que a chupeta (e, às vezes, as gotinhas OM) ajudava a consolá-lo e a tranquilizá-lo. Como mãe de primeira viagem, apenas habituei o Gu a uma chucha de cada vez, pelo que a última que usou ficou num estado lastimável.  Porém, como ele não aceitou mais nenhuma, numa noite de verão, praticamente passada em claro, deixou de a usar. É certo que já contava com 18 meses e só usava a chucha para dormir e pouco mais; de qualquer forma, pensei que fosse mais difícil largá-la. Acabou por correr bem e ele lá demonstrou que já é um homenzinho!!!!
Dica
 
O Gu não queria as chuchas com tetina de silicone, rejeitava-as todas. Por isso, fui aconselhar-me na farmacia sobre qual seria a melhor chupeta para ele aderir. Pelo que a farmacêutica me explicou, as tetinas de borracha aquecem melhor na boca do bebe, assemelhando-se mais ao seio da mamã. E de facto o meu menino aderiu muito melhor `a chucha de borracha do que `as de silicone. Fica a dica.
 
 

domingo, 7 de outubro de 2012

Cheirinho de bebé

Uma das coisas que mais gostamos nos bebés é o seu cheirinho!!! O seu aroma doce, suave e confortável! É tão bom sentir um bebé cheiroso, dá ainda mais vontade (se é que é possível!!!) de abraçá-lo, beijá-lo, acariciá-lo! A pele do bebé, por si mesma, já é super macia. Quando brota um aroma delicioso, tira qualquer mãe do sério (no bom sentido!). Particularmente, sempre adorei a parte do banho! O Gu nunca reclamou para tomar um banhinho, adora água e, pelo menos até agora, não fez qualquer birra, excetuando quando deixou a sua pequena e agradável banheirinha, que o fazia sentir-se aconchegadinho no seu mundo aquático, e passou para a banheira dos adultos (um autêntico rio para o pequenote!!!). No entanto, agora já está acostumado e os brinquedinhos de borracha deram uma ajuda na resolução do imbróglio. Mas não é só por isso que eu adoro a hora do banho. Com certeza que o agradável cheirinho a bebé do gel de banho e do champô são contributos preciosos para apreciar este momento do dia! E ele... ele fica encantado com toda a atenção que tem, com os miminhos e as bricadeiras que se proporcionam nestes instantes. Depois, as massagens com o creminho para hidratar a pele ajudam-no a relaxar e descansar de um dia cheio de brincadeiras! É, simplesmente, muito bom!!!!

Dica:
É conveniente que o gel de banho e o creme hidratante do bebé sejam da mesma linha, uma vez que, se o bebé fizer alergia, basta alterar a marca dos produtos. Como é difícil saber se é o hidratante ou se é o gel que provoca a alergia, se forem de diferentes marcas, demorará mais a detetar a causa da alergia.

sábado, 6 de outubro de 2012

De volta!

Nas últimas semanas estive ausente da blogosfera! O regresso ao trabalho e a finalização da minha especialização roubaram-se o tempo todo! É que isto de trabalhar, estudar, ser dona de casa e mãe tem muito que se lhe diga... Não me queixo, mas como o dia só tem 24 horas, lá tive que deixar para trás algumas coisas que me dão muito prazer, como escrever sobre bebés e tudo o que os rodeia. A partilha de experiências é sempre positiva, pode auxiliar outras pessoas que passem pelas mesmas situações. Faço-o com gosto e espero, sinceramente, que as mamãs que consultem o blogue encontrem aqui algumas respostas às suas dúvidas ou que descansem, pois, afnal, o que passa com uma mamã, acaba por passar com todas!!!!