O biberão é, sem dúvida, um objeto muito importante na vida de um bebé. Talvez chegue a ser o mais importante de todos, pois é ele que vai saciar aquela necessidade básica que tanto inquieta os pequerruchos: a fome!!! Assim, devido à extrema importância que adquire na vida de um bebé, a sua escolha nem sempre é fácil. Há muitas marcas, muitos feitios, muitos materiais diferentes, e torna-se difícil saber qual será o mais indicado para o nosso bebé.
Na escolha do biberão, passei por duas fases: a da amamentação e a posterior, quando substituí o leite materno pelo Milkid. Amamentei o Gu exclusivamente até aos 5 meses e meio. A partir de aqui, comecei a introduzir a papa e também tive de começar a dar-lhe leite da farmácia - escolhi o Milkid - como suplemento, dado que o meu leite já não era suficiente para o satisfazer. Portanto, durante os primeiros cinco meses, sempre que tive de me ausentar e deixar leite para o pequeno, usei o biberão da Medela e as tetinas de silicone da mesma marca. Tal escolha não seguiu nenhum critério especifico, simplesmente a marca da máquina de extrair o leite era a mesma e este era o biberão que servia e acompanhava a máquina. Acabei por comprar mais três da mesma marca para ter mais reservas de leite. Porém, quando passei a ter de substituir o meu leite pelo Milkid, optei pelo biberão de vidro da Chicco. Os motivos que me levaram a tal escolha foram o facto de ter uma maior durabilidade e, sobretudo, por se lavar melhor e ser mais fácil detetar e retirar resíduos de leite. Quanto às tetinas, continuaram a ser de silicone, sendo mudadas consoante se deterioravam.
A escolha do biberão é pessoal e cada mamã tem de se sentir confortável com o material do mesmo. Além disto, seja um biberão de plástico ou de vidro, o importante é que não contenha resíduos e que seja esterilizado convenientemente (as minhas esterilizações foram feitas sempre com água a ferver, não comprei uma máquina específica para esse efeito).
Se quiserem saber mais sobre o assunto, além da literatura, aconselho a lerem o artigo da revista Pais e filhos que pode auxiliar e elucidar algumas questões relacionadas com o biberão.
*Imagens do biberão da Medela e do biberão da Chicco que utilizei.
Imagens retiradas da internet