terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Creche: coração apertado....

Não sei o porquê, mas agora custa-me imenso deixar o meu pequeno Gu ir para a creche. Ele entrou na creche com sete meses e, na altura e nos meses seguintes, tornou-se uma rotina normal, sem me causar aflições de maior. Porém, ultimamente, tem sido muito mais difícil separar-me dele. Fico com saudades desmesuradas o dia inteiro, até do beicinho para obter alguma coisa que não deve!!! Não sei se isto é normal com as outras mamãs e confesso que não estava à espera des todata evolução, sempre achei que seria ao contrário!!!
O Gu costuma ir na carrinha da creche, que passa todos os dias para o vir buscar e trazer. Às vezes, quando tenho mais tempo, deixo-o dormir um pouco mais e levo-o mais tarde. Agora, este ato torna-se insuportável! Ter de o entregar à educadora, com ele agarrado ao meu pescoço sem intenções de largar, a entrar num choro desenfreado é algo completamente aterrador!!! Fico a sentir-me tão infeliz que, nos últimos tempos, evito ao máximo levá-lo diretamente à creche. A sério, nunca pensei que tal me iria acontecer!!! E lidar com tudo isto não é, propriamente, fácil!!! O coração fica pequenino e muito, muito apertado!!! Consolo: a Páscoa está a chegar e com ela uns diazinhos para ficar mais tempo com o meu filhote e dedicar-me inteiramente a ele!!!!
 
*Imagem: blog Mãe para toda a vida

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cuidados de mãe

Já há algum tempo que ando a pensar neste post, mas infelizmente, ultimamente, só tenho tempo para isso mesmo: pensar, pois passar dos pensamentos às ações tem sido impossível. Porém, hoje é o dia!
Quando os bebés nascem, as mamãs dedicam-se totalmente, de corpo e alma literalmente, aos pequerruchos. A exigência é muita e há que estar à altura da mesma. E aos poucos, a mamã passa a viver quase exclusivamente em função das necessidades do seu rebento. No entanto, chega a uma altura em que tal não é, de todo, suficiente. A mamã começa a sentir falta de algumas coisas que eram dados adquiridos antes do bebé nascer e algumas necessidades básicas passam a ser miragens e preciosidades difíceis de alcançar.
Pois bem, voltar ao que era antes não é possível, nem desejável. Já se sabe que a presença dos nosso amores nas nossas vidas, além de uma benção, é o que nos traz mais alegria e felicidade. Mas isto não quer dizer que não devamos ter tempo para nós e para as nossas pequenas "extravagâncias".
 
1. Delegar: por mais complicado que seja separar-se do bebé, a mamã também precisa de um tempo só seu, sem andar preocupada com choros, fraldas ou leite. Assim, nem que seja apenas num dia da semana e durante uma horinha, deixe o seu bebé com alguém de confiança e saia de casa. Faça aquilo que mais prazer lhe dá fora das suas confortáveis quatro paredes: caminhe num parque, vá tomar um chá e ler uma revista, passeie pelas ruas perto de casa, vá fazer uma massagem, enfim, um sem número de coisas que lhe darão muita satisfação e a farão sentir com energia renovada. Não fique preocupada, pode fazer qualquer destas coisas próximo de casa e numa hora em que o bebé esteja a dormir e terá sempre alguém com ele para o caso de ser necessário algo.
 
2. Dormir: é fundamental! Para a sua saúde, para a sua pele, para evitar rugas desnecessárias, etc. Por isso, aproveite todos os soninhos do bebé para dormitar um pouco também. Não se esqueça da importância do descanço e da reposição do sono, só assim terá disposição e força para aguentar com todas as mudanças que traz a chegada de um bebé.
 
3. Mime-se e cuide-se: além do seu bebé, você também tem de se mimar. Uma horinha, aproveitando um momento calmo do bebé, para tomar um duche mais prolongado, relaxante, vai fazer muita diferença no seu humor e na sua paciência.
 
4. Roupa: não vai voltar à forma num abrir e fechar de olhos, mas há sempre maneira de contornar o problema. Os vestidos são para usar e abusar, excetuando-se os que são colados ao corpo, é claro. Túnicas e blusas também são bem vindas, assim como os casacos cintados que adelgaçam um pouco a figura. Com o tempo, um pouco de exercício e, se possível, algumas massagens drenantes voltará à sua forma ideal. Há que ter paciência e não ceder, psicologicamente, às pressões do exterior, que avaliam o quanto engordou e quanto não perdeu!!!
 
5. Novos programas: Com uma criança em casa, mesmo que já tenha passado algum tempo e o bebé já seja crescido, é complicado fazer os programas de antes. Saídas para jantar, idas ao cinema, saídas para dançar podem ser mais difíceis de concretizar. Por isso, há que usar a imaginação: fazer uma jantar a dois em casa, mais romântico; encomendar uma comida deliciosa para comer na companhia de um bom filme; convidar os amigos para um jantar comunitário em casa e divertirem-se todos juntos num outro espaçoa, etc., a sua imaginação é o limite, deixe-se levar por ela e terá muita diversão, inclusivamente mais económica.
 
6. Compras: Comprar para as crianças é uma prioridade, mas pode e deve comprar uma peça para a mamã também. Afinal, mimar-se e cuidar-se é uma regra a seguir.
 
Por muito que nos pensamentos das mamã passe a frase "não tenho tempo com uma criança em casa", tão comum, é bom relembrar que o tempo somos nós que o fazemos. É uma questão de organização e de força de vontade. Além disso, se a mamã se sentir feliz, será, com certeza, uma mamã melhor, mais dedicada e mais calma para lidar com todas as situações que se lhe apresentam.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A festa de 2 anos do Gu

O trabalho tem-me ocupado demasiado e nem me deixa tempo de escrever neste cantinho que tanto gosto!!! Quase não me deixou tempo de preparar a festa do meu pequerrucho, mas consegui, com ajuda, claro está!!!!
O Panda é o herói do meu baby, por isso, teve de ser o tema da festa. Confesso que estava um pouco receosa por causa do bolo, e, realmente, tinha algum fundamento, dado que o maroto tentou agarrar o panda que estava em cima do bolo. Felizmente, valeu a destreza do pai que foi mais rápido que ele e impediu-o de destruir o bolo antes mesmo de lhe cantarmos os parabéns!!
A festa foi essencialmente para a família mais próxima, o Gu celebrou com os amiguinhos da creche no próprio dia de aniversário. Mas ele, que adora festa e muita gente à sua volta, adorou as duas e estava, verdadeiramente, eufórico e FELIZ!!!
 


O cantinho dos utensílios



 A minha mousse de chocolate maravilhosa!!!
(E numa de reciclar: por que não utilizar copos de vidro de iogurtes para colocar a mousse?!?)


 O bolo delicioso feito pela Sandra do Toques de Doçura
(Podem consultar a página no facebook)


 O bolo era de iogurte (para intolerantes à lactose, por causa do Gu) com recheio de doce de frutos vermelhos.
 
Os meus mini scones de iogurte natural
(receita da Joana Roque, retirada do livro Feito em casa) 

 
E ele, apanhado em flagrante, a abrir os seus legos com o panda, como não podia deixar de ser!!!
 
Neste dia, vestia: camisola da Girandola, casaco de malha da Knot, calções da Metro Kids
Calçava: sapatos de vela da Lanidor